Criação de Codornizes em Cativeiro (Codorniz Japonesa)


Conteudos deste artigo:
● Introdução
● Gaiolas
● Alimentação
● Comedouros e bebedouros

Introdução

As Codornizes Japonesas são criadas em cativeiro há vários anos, e por isso devido à selecção artificial são muito fáceis de criar, são resistentes a doenças (apesar de não tanto como as galinhas, é aconselhável não criar codornizes e galinhas no mesmo espaço ou em proximidade) e são de grande capacidade reprodutiva.


Gaiolas

As codornizes são sempre criadas em gaiolas ou jaulas.
Se construir a sua gaiola seguindo algumas regras básicas conseguirá ter uma criação de aves com baixíssima manutenção.

-Faça o chão da sua gaiola de rede e elevado do chão, assim só em casos excepcionais vai ter que limpar a gaiola (e dependendo da quantidade de aves em cada gaiola apenas tem que recolher periodicamente o estrume que se acumula por baixo da gaiola).


-Se pretende criar codornizes para produzir ovos faça o chão da gaiola inclinado, e todos os ovos rolarão para a ponta mais baixa bastando recolhe-los duas vezes por dia.

-Coloque as suas gaiolas em locais protegidos dos elementos e livres de bactérias, fumos tóxicos e correntes de ar mas arejados. É importante também que as aves tenham acesso a luz natural, uma vez que elas necessitam de foto-estimulação para que o processo reprodutivo (produção de ovos) se desencadeie.

-Para que não haja conflitos na gaiola deve evitar colocar mais que um macho por gaiola (caso esta seja pequena), ou não colocar mais que um macho por cada 6 a 8 fêmeas presentes. É importante salientar que as variedades desta espécie disponíveis em Portugal não chocam os seus ovos, sendo necessário por isso recorrer a incubadoras.

Alimentação

A ração ideal para codornizes deve ter uma percentagem de proteína superior à ração formulada para galinhas, e é geralmente denominada de "ração para aves de caça". Para codornizes em crescimento/engorda deve procurar uma ração com proteína entre 17% e 20% , para aves em produção de ovos esse valor deve ser um pouco superior (até 23%) e deve ter uma percentagem de cálcio também superior (pode verificar estes valores nos rótulos das sacas de ração).


Comedouros e bebedouros

-Utilize comedouros e bebedouros automáticos, as vantagens são enormes, não só não tem que fornecer alimento diariamente como a higiene será maior uma vez que só está exposta a ração/água que vai ser consumida no momento. E se optar por bebedouros de copo (como o vermelho da imagem) nunca precisa de os lavar uma vez que a sua utilização faz com que se auto-lavem, e quando necessitar de reabastecer a água não precisa de ir de gaiola em gaiola, basta encher o depósito ao qual estão ligados (ou caso estejam ligados à rede nunca precisa de os abastecer, mas tem o inconveniente de deixarem de funcionar caso falta a água da rede). Os bebedouros de copo têm também a vantagem de possibilitarem que se dê medicação de uma forma controlada e eficaz, bastando colocar a medicação no depósito principal ela será distribuída para todas as gaiola que a ele estejam ligadas.





Importante: Não se esqueça que as suas aves são seres vivos por isso deve-lhe ser proporcionada uma vida confortável, livre de maus-tratos e doenças.


Todos os artigos estão em actualização constante, se tem alguma dúvida contacte-nos que esta será respondida o mais brevemente possível e a resposta será acrescentada ao artigo.




Artigos relacionados:
● Como cuidar de pintos de dia
● Incubação de ovos
● Codorniz da Virginia
● Codorniz Japonesa (linhagem domesticada)


Sem comentários:

Enviar um comentário