Casca de Pinheiro (Carrasca Calibrada)

Carrasca Calibrada

Conteúdos deste artigo:
● Apresentação
● Retenção de humidade
● Pestes
● Como utilizar
● Controlo de ervas daninhas
● Carrasca disponível no mercado

Apresentação

A carrasca é muito utilizada em jardins e canteiros pelo seu aspecto decorativo, ao contrário de outras coberturas orgânicas que tendem a ficar descoloradas rapidamente a casca de pinheiro pode conservar a sua cor por até dois anos, e após esse período utilizando um ancinho para a virar obtém-se uma renovação da cor.



Retenção de humidade

A utilização de carrasca permite que o solo se mantenha a uma temperatura moderada, evitando evaporação e assim conservando a sua humidade, chegando-se a alcançar poupanças de 80% no consumo de água de rega.


Pestes

A carrasca cria um ambiente escuro e húmido que é propicio à criação de bolores e fungos e outras pestes. Enquanto que alguns destes organismo têm um papel positivo melhorando a qualidade do solo e da cobertura, uma vez que ajudam na decomposição da cobertura libertando nutrientes, outros podem produzir compostos tóxicos. Duas medidas podem ser tomadas para evitar a propagação destes organismos, elas são misturar cinzas na cobertura e não colocar uma camada de carrasca com mais de 15cm de grossura.


Como utilizar

A madeira de pinheiro é pouco densa, à sua semelhança a casca também o é, por essa razão a carrasca tem tendência a ser levada em caso de chuvas fortes quando num local inclinado. No entanto pode-se minimizar este problema utilizando delimitações em torno dos canteiros, e camadas com grossura superior a 10cm.


Controlo de ervas daninhas

A Casca de pinheiro (carrasca) quando utilizada em jardins ou canteiros como composto de cobertura, bloqueia a luz solar ajudando a evitar o nascimento de ervas daninhas. Menos ervas daninhas significa que mais nutrientes ficam disponíveis para as plantas desejadas. Este tipo de cobertura dura mais tempo que outras coberturas orgânicas (folhas, palha) que se decompõem mais rápido. Para evitar completamente o nascimento de ervas infestantes, deve ser colocada um camada de areia, seguida de tela plástica ou anti-infestante colocando depois a carrasca sobre a tela.

Carrasca disponível no mercado

Carrasca não calibrada
A casca de pinheiro após ser extraída dos troncos tem tamanhos demasiado heterogéneos e está misturada com poeira o que a torna não apta para ser utilizada em jardins, sendo assim designada por carrasca não calibrada. A carrasca pronta a utilizar designa-se por carrasca calibrada, esta passou por um processo separação das poeiras e restos de madeira (a diferença entre carrasca calibrada e não calibrada pode ser vista nas imagens).  

Área coberta por uma saca (1,3 metros quadrados)



Temos para venda carrasca de calibre médio grande, sem poeiras nem grãos finos  (podendo o comprador partir em tamanhos mais pequenos caso pretenda) pronta a ser utilizada. Clique em Contactos para encomendar ou em Produtos/Serviços para saber preços e disponibilidade. Vendemos a carrasca em sacas, cada saca tem capacidade para cobrir uma área de 1,3 metros quadrados, como pode ser visto na imagem.





Todos os artigos estão em actualização constante, se tem alguma dúvida contacte-nos que esta será respondida o mais brevemente possível e a resposta será acrescentada ao artigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário